quinta-feira, 3 de maio de 2012



Cada vez entendo menos este nosso país! E a culpa é seguramente minha. Vem isto a propósito de uma discussão que ouvi entre supostos especialistas. O tema era educação e ensino mas como as conversas são como as cerejas, acabou resvalando para outras áreas.
Da parte do ensino, não percebi nada. Primeiro os interlocutores defenderam, com grandes argumentos, que era preciso combater o abandono escolar, motivar os jovens para a formação, tirá-los das ruas e dar-lhe incentivos na procura de uma actividade útil a si próprios e à sociedade. Gostei! Mas, para meu espanto, passado pouco tempo já ouvia coisas deste tipo: “ o mal é que hoje todos querem ser senhores doutores”, “já ninguém quer ser trolha ou carpinteiro” ou ainda “ a culpa é dos pais que metem estas coisas na cabeça das crianças”. Ninguém se lembrou de referir que a diferença entre o salário do senhor doutor e o do trolha é um abismo mais ou menos como a Fossa das Marianas. E nem vou falar da dignidade reconhecida a cada uma dessas profissões independentemente da qualidade profissional dos seus praticantes. Um mau doutor será sempre um Senhor doutor mas um bom trolha é apenas um trolha. Assim sendo porque diabo é que os pais não hão-de crer que os filhos sejam doutores? Qual é o pai que se preza que deseja para o filho um salário de 485 euros? Naturalmente que todos desejam que os seus filhos recebam como Catrogas independentemente de serem bons ou maus Catrogas.
Quanto à educação nem vale a pena falar. A falta dela é toda culpa dos jovens! Esses só dizem palavrões, não querem trabalhar, não respeitam os mais velhos, e deviam levar uns bons tabefes que para ver se aprendiam.
 E perante isto acho que está tudo dito. São dois velhos portugueses educados no Estado Novo. Não têm culpa desta visão desfocada e por isso apraz-me dizer: - E que tal discutir educação e ensino?

Sem comentários:

Enviar um comentário